Blog

Amendoeiras em flor

A Magia das Amendoeiras em flor

Um verdadeiro prenúncio da chegada da primavera, as amendoeiras em flor invadem o Algarve e cobrem-no em tons de branco. Um aveludado manto rosado e branco sobre o interior algarvio, onde muitas aldeias preservam os nomes de origem árabe e onde nos faz recordar as mesmas flores que em tempos encantaram uma certa princesa vinda do norte da Europa, citada na lenda mourisca das amendoeiras em flor.
Diz a lenda que na região de Al-Gharb que pertencia aos árabes, reinava em Silves um jovem califa Ibn-Almundim, que se apaixonou com Gilda, a filha de um grande senhor dos povos do Norte, derrotado em combate pelo rei mouro. O amor deu origem a um casamento, mas a bela princesa, foi entristecendo de dia para dia, sem que o marido lhe arrancasse um único sorriso. Vieram magos e sábios de todo o mundo, mas ninguém conseguia encontrar cura para aquela dor.
Eis senão quando um nórdico sábio confessou ao rei que a princesa Gilda tinha saudades da brancura dos campos cobertos de neve, existentes no seu país. Ibn-Almundim mandou então plantar milhares de amendoeiras junto ao palácio, para que, quando estas florissem, cobrirem as suas terras de pétalas brancas, saciando a saudade da princesa e devolvendo-lhe a alegria de viver e a vontade de sorrir. Ainda hoje podemos assistir a esta magia!